Palavras reservadas mais utilizadas em COBOL
Marcadores: 2-Palavras Reservadas , 0 comentários
ACCEPT: Comando de entrada de dados que serão carregados em memória, na área de definição de dados. Usado para leitura campos informados pelo usuário, dispositivos do sistemas e dados do sistema como data e hora.
ACCESS: Cláusula para declaração do modo de acesso aos arquivos.
ADD: Comando aritmético para soma entre dois ou mais operandos.
ZERO: Constante figurativa para o valor zero, usado para atribuição e comparação.
WRITE: Comando de gravação de arquivos. A ação de gravação de arquivos, é obrigatóriamente, precedida de um comando OPEN OUTPUT(gravação).
WORKING-STORAGE: Nome da seção de armazenamento de todos os dados que serão utilizados nos procedimentos durante a execução do programa. Embora não seja obrigatória, é uma das principais seções da DATA DIVISION. Geralmente, uma boa definição dos dados facilitam a execução dos programas. Todas as variáveis possuem escopo global - todas rotinas enxergam e podem alterar o seu conteúdo.
SUBTRACT: Comando aritmético para subtração entre dois ou mais campos.
REMAINDER: REMAINDER: Resto de operações aritméticas de divisão que pode ser armazenado em campos.
READ: Comando de leitura de arquivos. Utilizado na PROCEDURE DIVISION, geralmente numa rotina de leitura.
PROCEDURE: Nome da divisão de procedimentos. Esta contém a lógica do programa. Inicia na margem A(Coluna 8).
PIC: Cláusula de especificação dos formatos de campos, tamanho e valores inicias. Todo campo que possui PIC é chamado de campo elementar e os campos que não possuem são chamados grupo. A inicialização dos campos é facultativa, porém é uma boa prática para limpeza das áreas que serão utilizadas. Utilizado na DATA DIVISION. Abreviação de PICTURE.
OPEN: Comando de operação com arquivos. Ação de abertura de arquivos é obrigatória para leitura e gravação.
OCCURS: Cláusula de repetição de campos de tabelas. Indica quantas vezes o campos aparace na tabela.
MULTIPLY: Comando aritmético para operação de multiplicação de um mais operandos.
MOVE: Comando de manuseio de campos. Atribui o valor do campo ou literal de origem para o campo receptor(destino). Este comando não move, e sim faz uma cópia. Nessa operação o formato será convertido para o campo de destino, quando possível.
LOW-VALUE: Menor valor atribuído a uma variável. Zeros binários todos os bits desligados. Em hexadecimail é H'00'.
IF: Comando condicional de comparação e campos. Aconselhável para verificação do tipo Sim ou Não. Se verdadeiro faça isso Senão faça aquilo.
IDENTIFICATION: Nome da divisão de identificação. É a primeira divisão do COBOL. Atribui o nome do programa, autor, data de criação e comentários sobre a tarefa e características do programa. Inicia na margem A(Coluna 8).
HEADING: HIGH-VALUE: Maior valor atribuído a um campo com todos os bits ligados. Em hexa H'FF'. Usado para chaves de quebra e seqüência.
FILLER: Constante figurativa para identificar áreas ou pedaços de campos que não iremos referenciar na PROCEDURE.
ENVIRONMENT: Nome de divisão de ambiente que informa a máquina onde foi gerado o fonte e a máquina onde será executado o programa. Bem como os periféricos que serão usados no programa e suas características. Inicia na margem A(Coluna 8).
END-IF: Delimitador de escopo do comando IF. O uso do ponto tem feito essa função nas primeiras versões do COBOL. Assim coincidia com o fim de sentença. Atentar para os comandos NEXT SENTENCE.
END-ADD: Delimitador de escopo do comando ADD.
ELSE: Comando comparativo de negação do IF. Aconselhável para verificação do tipo Sim ou Não.
DIVISION: Palavra para identificação da divisões do COBOL. Inicia na margem A(Coluna 8).
DIVIDE: Comando aritmético para divisão de dois ou mais operandos.
DISPLAY: Comando de saída que exibe o conteúdo de variávies e literais.
DECIMAL-POINT: Constante figurativa de ambiente para o separador de casas decimais. Geralmente na seção de configuração alteramos para vírgula.
DATE: Função intrinsica do COBOL que acessa sistema operacional para obter a data-corrente da máquina.
DATA: Nome da divisão de dados. DATA DIVISION. Esta contém todos os campos que serão tratados na PROCEDURE. Todos os campos são de escopo global, ou seja, qualquer subrotina interna acessa todos os campos. Inicia na margem A(Coluna 8).
CORRESPONDING: Opção de movimentação de variáveis de grupo correspondendo aos campos elementares de mesmo nome para cada campo elementar de destino. EX: MOVE CORR DATA-US TO DATA-BR. Onde US é MMDDYYYY e BR é DDMMYYYY. Assim a data vira dia, mês e ano.
COPY: Cláusula de ação do compilador para inserir trechos de programas em tempo de compilação.
COMPUTE: Comando aritmético para cálculos entre dois ou mais operandos.
COMMA: Constante figurativa para representação a vírgula, separador de casas decimais para o sistema inglês. Para o português alteramos o ponto decimal para vírgulas.
CLOSE: Comando de tratamento de arquivos, utilizado para fechar o arquivo, liberando o dispositivo de I/O. Todo arquivo deve ser fechado quando o seu uso não for mais necessário.
CALL: Comando para acionamento de programas. O programa CHAMADOR transfere o fluxo de execução para o programa CHAMADO que pode retornar o fluxo para o CHAMADOR após seu término ou encerrar o trabalho. O COBOL aciona programas COBOL, Assembler, Linguagem C, rotinas de banco de dados como ADABAS, etc.
RSS Feed
Twitter

0 Response to "Palavras reservadas mais utilizadas em COBOL"
Postar um comentário